O Que é DeFi?
DeFi, do inglês Decentralized Finances (Finanças Descentralizadas), representa uma inovação no setor financeiro ao permitir transações e serviços sem a necessidade de intermediários tradicionais como bancos e governos. Baseado em um sistema descentralizado, criptografia e contratos inteligentes, esse ecossistema oferece um modelo alternativo e seguro para a realização de operações financeiras, tornando seus ativos descentralizados, intangíveis, e sobretudo, inexpropriáveis.
Se você tem interesse pelo assunto, é porque não gosta, ou no mínimo suspeita do sistema atual, talvez você sinta que há algo de errado, que talvez as coisas não deveriam funcionar como funcionam… Talvez você não deveria pagar tantos impostos, ou talvez burocratas tão estúpidos não deveriam ter tanto controle sobre a sua vida, e talvez trabalhar a vida inteira para ver seu dinheiro perder valor não faça sentido.
E têm razão.
Um sistema cada vez mais controlador, intrometido e caro. E ainda, governos lhe forçam a usar uma moeda que não é riqueza, e sim uma mentira, onde eles tem total controle dos números, emitindo mais e mais moeda e dívida, inflacionando um valor que não é real, enquanto seu poder de compra se corrói. Mas toda mentira, cedo ou tarde, encontra um obstáculo intransponível: a verdade. E a verdade é que você não precisa mais se submeter a isso.
Em um mundo que sofre com os efeitos de uma política monetária parasita, e com o crescente controle governamental e institucional, a criptografia, aplicada ao sistema financeiro, surge como uma resposta sofisticada. Pela primeira vez na história você pode ter e transacionar ativos resistentes a agentes beligerantes, de forma surpreendentemente fácil e acessível. Um sistema onde contratos são códigos imutáveis, onde ninguém tem o poder de diluir, roubar ou alterar sua riqueza ou contrato.
Bancos? Supérfluos. Reguladores? Irrelevantes. Governos? Ultrapassados. Hoje um novo sistema cresce, um imparável, onde cada indivíduo governa a si mesmo, onde o crédito, o comércio, o investimento acontecem sem que burocratas possam intervir. E aqueles que o querem controlar não podem fazer nada.
O governo quer que acreditem que não há alternativa. Mas sempre há. Só que alternativas exigem coragem. Exigem ação.
Se você quer justiça, liberdade, autonomia… o caminho está na sua frente.